Alessandra Bufe é nascida e criada na capital paulistana. Formada em Artes Plásticas pela FAAP e Desenho Industrial pela Belas Artes, fez também cursos de xilogravura e gravura em metal.

Tem a liberdade de expressão como sua mais importante ferramenta. A arte de Alessandra é bastante intuitiva e carrega muito de seu estado de espírito do momento da concepção.

O modo como observa e se encanta pelo mundo e pelas formas vem da infância e levaram a artista visual a descobrir (ou redescobrir) sua mais recente paixão. Levar para grandes telas o microuniverso pouco observado na correria paulistana. Pequenas flores e plantas captadas pelas dimensões da lente macro de sua câmera, ganham contornos gigantescos na pintura de Alessandra, que as transforma em grandes vegetações.

Antes da transcrição das imagens macro em arte, seus quadros já eram inspirados em fotografias feitas pela própria artista. Em seu atelier é possível navegar por mares ou visitar grandes jardins de espinhos saídos do passado, sua primeira incursão, ainda que inconsciente, às telas macro.

Além da natureza, rostos humanos são outro tema de interesse de Alessandra. A observação de pessoas que cruzavam seu caminho diariamente no metrô se transformou na obra “Passageiros” que envolve mais de 200 rostos. Juntos se transformam em um único ser que revela sua sombra diante da tela branca. A obra participou da Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas, exposição coletiva itinerante da Caixa Cultural que passou pelas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba. Antes esteve no Memorial da América Latina.

  • Instagram